Um turista que visitava o arquipélago ártico norueguês de Svalbard recebeu uma multa por chegar muito perto de uma morsa.
Podem até pensar que ambientes selvagens não têm leis, porém este turista serve de exemplo para provar o contrário.
Ele estava visitando o arquipélago ártico norueguês de Svalbard e foi multado em mais de $1.100 (£900) por se aproximar demais de uma morsa. Contudo, membros do público alertaram as autoridades quando viram um homem indo para um bloco de gelo para se aproximar do animal.
Talvez ele não tenha sido motivado por uma má intenção, entretanto, é contra a lei se aproximar da vida selvagem em Svalbard de maneira que os perturbe.
O incidente ocorreu perto de Longyearbyen – um dos assentamentos mais ao norte do mundo. Contudo, não é uma ‘terra sem lei.
A Lei do Ambiente de Svalbard prevê que todo o tráfego no arquipélago deve ocorrer de modo que não leve a perturbações desnecessárias da vida selvagem local. Isso inclui: ursos polares, focas, baleias, renas e raposas árticas. Possivelmente o turista não tinha conhecimento das leis locais, porém o governador encorajou todos a manterem uma boa distância. Tanto para não perturbar as morsas quanto para evitar perigo para as pessoas.
O promotor de polícia Magnus Rindal Fredriksen disse que vários funcionários do governador observaram partes do incidente.
O incidente aconteceu “muito perto de Longyearbyen, no fundo do fiorde”, disse o Sr. Rindal Fredriksen.
Ele acrescenta que o turista, que é cidadão polonês e havia chegado à área no mesmo dia, pagou a multa após ser levado ao escritório do governador. Todavia não chegou a ser preso.
O Motivo que fez o Turista Cometer a Infração
Por que ele fez isso? Ele estava atrás de uma boa foto, acredita o promotor de polícia. Mas, o turista não se pronunciou oficialmente à imprensa.
A primavera e o verão são populares entre os turistas em Svalbard. Muitas pessoas visitam o arquipélago quase intocado no alto Ártico enquanto o “sol da meia-noite”.
As morsas em Svalbard se tornaram protegidas em 1952, quando ficou claro que restavam apenas algumas centenas após mais de três séculos de exploração comercial intensa. Contudo, a população de morsas continua na Lista Vermelha Nacional da Noruega.
Devido a preocupações com o impacto do turismo e das mudanças climáticas, o governo norueguês anunciou regulamentações mais rigorosas. Elas entrarão em vigor no próximo ano, e incluem uma proibição de se aproximar a menos de 150 metros de uma morsa.
Outras medidas incluem um limite para navios de cruzeiro e locais de pouso designados.
Você também pode gostar:
- URSO GROLAR: Um Urso Híbrido em Ascensão
- Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra
- Pai e Filho sofrem Ataque de Urso Pardo no Alasca
- Naufrágios da “Batalha Esquecida” da Segunda Guerra Descobertos no Alasca
- Submarino Desaparece Misteriosamente na Antártida