Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra

Supertempestade Geomagnética Surpreende e Causa Impactos Inéditos na Atmosfera

Uma supertempestade geomagnética que aconteceu em maio deste ano trouxe alterações atmosféricas impressionantes, de acordo com especialistas, nunca antes registradas.

Um Fenômeno Sem Precedentes em 20 Anos

Especialistas que monitoraram o evento afirmam que essa foi a supertempestade mais intensa dos últimos 20 anos. No dia 11 de maio, as famosas auroras boreais, ou luzes do norte, foram vistas em estados do sul dos Estados Unidos – um fato extremamente raro para essa região. Contudo, o que podemos fazer para amenizar as consequências dessas tempestades?

A Supertempestade Geomagnética e Seus Efeitos

Na mesma semana, agricultores em várias regiões dos EUA e do Canadá relataram problemas com os sistemas de GPS de seus tratores. Porém, o que esses dois eventos têm em comum? É que a supertempestade geomagnética desencadeou ambos os fenômenos.

Scott England, físico e professor associado do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Oceânica Kevin T. Crofton, da Virginia Tech, explicou em um comunicado que as auroras boreais são provocadas por partículas energéticas e carregadas que atingem a termosfera da Terra, influenciadas por diversos fatores espaciais, especialmente o Sol.

Segundo England, o brilho da aurora boreal que iluminou os céus do sul dos EUA em maio ocorreu porque as tempestades geomagnéticas solares trazem uma quantidade significativamente maior de partículas carregadas ao redor da Terra.

“Isso faz com que o brilho das luzes do norte seja visível em uma área muito mais ampla, incluindo regiões como os 48 estados ao sul, onde normalmente não conseguimos ver esse fenômeno,” explicou.

A Tecnologia por Trás da Descoberta

A equipe de England acompanhou a supertempestade com o auxílio de um equipamento da NASA chamado GOLD (Global-scale Observations of the Limb and Disk). Contudo, esse satélite, que orbita a Terra em uma órbita geoestacionária sobre o hemisfério ocidental, foi projetado para medir a temperatura e a composição dos gases neutros na ionosfera.

Graças a esse instrumento, os cientistas conseguiram determinar que essa tempestade foi a mais poderosa das últimas duas décadas.

Novas Descobertas e Efeitos Surpreendentes

Além das mudanças já mencionadas, England destacou outra descoberta intrigante: a formação de padrões de redemoinho na atmosfera, algo que ele viu pela primeira vez. Esses vórtices gigantes criaram movimentos de ar em espiral maiores que os de um furacão.

A supertempestade também trouxe partículas carregadas que se dividem em dois tipos: as de baixa energia, que podem prejudicar sistemas de GPS, satélites e até a rede elétrica, e as de alta energia, que representam um risco para astronautas e podem danificar equipamentos eletrônicos. Porém, a normalização dos serviços foram reestabelecidas com sucesso.

O Que Esperar nos Próximos Meses

O fenômeno deixou uma pergunta no ar: será que podemos esperar mais eventos como este em breve? A resposta ainda não está clara, mas os cientistas estão atentos para possíveis atividades semelhantes nos próximos meses.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.