FALTA DE FINANCIAMENTO
A falta de financiamento se deu por que o cronograma do programa PSC da Guarda Costeira dos EUA continua enfrentando novas incertezas. O pedido de orçamento de 2025 zerou um pedido anterior de US$ 47,2 milhões.
Um porta-voz da Guarda Costeira afirmou que estão trabalhando para “redefinir a linha de base” do programa para elaborar um novo cronograma ainda este ano. Usarão o novo cronograma para “informar futuros pedidos de orçamento”.
O programa enfrentou vários atrasos desde que o estaleiro Halter Marine, agora Bollinger Shipyards, recebeu o contrato para o primeiro PSC em 2019.
No ano passado, a agência anunciou que o estaleiro havia iniciado o corte inicial de aço para os primeiros oito módulos em agosto de 2023.
Esse esforço é um teste para as ligas de aço de alta resistência, necessárias para montar o casco completo do quebra-gelo, composto por 85 módulos.
Estaleiros americanos não construíram um quebra-gelo polar pesado em quase 50 anos.
As estimativas mais recentes empurraram esse cronograma para 2028. A Guarda Costeira afirma que considera a aquisição de uma frota de PSC uma prioridade máxima, mas adiou repetidamente o lançamento da embarcação líder.
As estimativas mais recentes do Escritório de Responsabilidade do Governo dos EUA e da liderança da Guarda Costeira empurraram esse cronograma para 2028.
Dado o anúncio de um cronograma de programa atualizado que virá ainda este ano, novos atrasos parecem prováveis. Especialistas anteriormente alertaram que poderia ser até 2030 antes que a embarcação entrasse em serviço.
POR QUE O AIVIQ PODE SER INVIÁVEL?
A falta de financiamento para a construção de um novo navio, força a aquisição do Aiviq e isso também apresenta riscos. Para preencher a lacuna dos quebra-gelos a curto prazo, a agência está discutindo a aquisição de um quebra-gelo comercialmente disponível.
No entanto, a exigência de construção do navio em um estaleiro dos EUA limita as opções a apenas um candidato: o quebra-gelo M/V Aiviq.
No início deste mês, a Guarda Costeira solicitou uma oferta para um contrato de preço fixo ao proprietário do navio, Edison Chouest Offshore.
O projeto de lei pendente de Apropriações de Segurança Interna, reserva US$ 125 milhões para aquisição de um quebra-gelo. Isso permitirá que a Guarda Costeira prossiga com seus planos.
Apesar de o navio aumentar a capacidades da “frota” envelhecida, sua adequação às necessidades da Guarda Costeira foi questionada.
O navio exigirá reformas extensas e custosas para adequá-lo aos padrões da agência. A senadora do Alasca, Murkowski, espera que a adaptação leve entre 18 e 24 meses.
“Levará aproximadamente 2 anos para fazer com que este navio seja adaptado para as atividades da Guarda Costeira”, disse ela ao Juneau Empire. Todavia, o futuro ainda é incerto.
Fonte: High North News
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