Animais do Ártico
Quando falamos em animais que vivem no Ártico, o primeiro animal que vem a cabeça é o Urso Polar, acertei? É sem dúvida o meu preferido e é por ele que vamos começar.
O Ártico possui uma fauna única e adaptada a um ambiente extremamente frio e desafiador. Aqui estão algumas das espécies mais emblemáticas e importantes que habitam essa região:
1. Urso Polar (Ursus maritimus)
O urso polar é o maior carnívoro terrestre, além de ser considerado o símbolo do Ártico.
Adaptado para viver em áreas cobertas de gelo, os ursos polares caçam principalmente focas e morsas. Contudo, algumas populações nativas do Ártico caçam os ursos para alimento, vestuário, artesanato e venda de peles.
Eles têm uma camada espessa de gordura e uma pele densa que os ajuda a suportar as temperaturas extremamente frias. Além de serem a maior entre as espécies.
Definitivamente são os mais famosos animais que vivem no Ártico.
2. Foca (Família Phocidae)
As focas são mamíferos marinhos presentes em todo o Ártico.
Elas têm corpos alongados, adaptados para nadar em águas geladas. São mamíferos, apesar da adaptabilidade à vida marinha.
As focas são uma importante fonte de alimento para predadores como os ursos polares. Porém, também são caçados pelos humanos.
3. Rena (Rangifer tarandus)
As renas, também conhecidas como caribus na América do Norte, são ungulados adaptados para viver em climas frios.
Elas são importantes para as comunidades indígenas do Ártico, fornecendo carne, peles e outros recursos. Contudo, a tração de trenós também utilizam a força das renas.
As renas migram em grandes grupos sazonais em busca de pastagens.
O clima natalino e cenários típicos das festas na Lapônia, também relacionam esses “simpáticos” animais que vivem no Ártico.
4. Lobo Ártico (Canis lupus arctos)
O lobo ártico é uma subespécie do lobo cinzento adaptada para viver em ambientes frios. Contudo, são diferentes das raposas-do-Ártico.
Eles caçam presas como renas, alces e lebres árticas.
Os lobos árticos vivem em matilhas sociais e têm um papel importante na regulação das populações de presas.
5. Morsa (Odobenus rosmarus)
As morsas são grandes mamíferos marinhos que habitam as águas costeiras do Ártico.
Abundantes no Ártico, apesar de serem a única espécie não extinta do gênero Odobenus e da família Odobenidae
Elas são reconhecidas por seus longos dentes caninos, que usam para cavar no fundo do mar em busca de moluscos e crustáceos. Além de servirem também para defesa e disputa de território em alguns casos.
As morsas também são alvo de caça por parte de predadores como os ursos polares.
6. Aves Árticas
O Ártico é o lar de uma grande variedade de aves migratórias que se reproduzem durante o verão. Além de espécies como a coruja do ártico, o fulmar do ártico e gaivotas, gansos e patos migratórios também encontram habitat no Ártico durante os meses mais quentes.
Essas são apenas algumas das espécies mais proeminentes que habitam o Ártico. Porém, em alguns casos também podem viver fora de climas extremos. Como a gaivota, por exemplo.
Há uma diversidade ainda maior de vida selvagem, incluindo várias espécies de aves marinhas, peixes, insetos e microorganismos adaptados às condições únicas desse ambiente gelado. Todavia, existem outros animais que também estão adaptados às condições extremas de temperatura, porém não são exclusivos do Ártico, como o macaco da neve.
Existem outras espécies muito presentes nas fronteiras limítrofes dessa região, porém não são consideradas típicas do Ártico. O alce é um desses animais. Mas vale muito a pena falar sobre ele e por isso, se você se interessou por ele, procure o artigo especialmente dedicado a ele.
Essa foi a lista de alguns animais que vivem no Ártico.
Você também pode gostar:
- URSO GROLAR: Um Urso Híbrido em Ascensão
- Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra
- Pai e Filho sofrem Ataque de Urso Pardo no Alasca
- Naufrágios da “Batalha Esquecida” da Segunda Guerra Descobertos no Alasca
- Submarino Desaparece Misteriosamente na Antártida