Conheça o Projeto Iceberg
O Projeto Iceberg da Rússia conta com a utilização de tecnologias avançadas em condições extremas característicos do Ártico. Utilizando técnicas de perfuração convencionais e embarcações tripuladas. Porém, com as tecnologias crescendo o mais rápido possível, a utilização de robôs também vão acelerar o processo.
Não é de hoje que a Rússia quer dominar essa região rica em recursos naturais. Gás e petróleo são seus objetivos primários e o componente central é o Belgorod. O maior submarino nuclear já construído que será ponto focal para outros menores e criando uma plataforma de sistemas.
Porém, além disso, vão criar usinas nucleares subaquáticas que servirão como estações de recarga para submarinos não tripulados.
É um projeto ambicioso onde muitos questionam a viabilidade e acreditam que seja apenas uma cortina de fumaça para atividades militares. Afirmam também que a preocupação com a segurança nuclear é um fator importante dada a história da Rússia com acidentes desse tipo de veículo nuclear.
Além de arriscado e ambicioso, o projeto colocaria a Rússia em um patamar diferenciado perante o mundo. Porém, a maior preocupação das nações ainda é com o cumprimento de tratados que regulamentam a mineração dessa região.
Considera-se um projeto de longo prazo, porém com a utilização de tecnologias robóticas e dos submarinos não tripulados, vão representar uma celeridade nos processos e uma mudança significativa na exploração submarina.
As vantagens econômicas para o país e o crescimento da infraestrutura energética são iminentes, no entanto, o Projeto Iceberg não está livre de críticas.
As questões sobre impacto ambiental e o potencial para conflitos geopolíticos na região assombram todo o mundo. Ainda mais pelo aumento das atividades militares russas no Ártico.
Apesar da determinação da Rússia em explorar o Ártico, só conseguirão obter a vanguarda com muito cooperação internacional.
Você também pode gostar:
- URSO GROLAR: Um Urso Híbrido em Ascensão
- Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra
- Pai e Filho sofrem Ataque de Urso Pardo no Alasca
- Naufrágios da “Batalha Esquecida” da Segunda Guerra Descobertos no Alasca
- Submarino Desaparece Misteriosamente na Antártida