“GLACIER GIRL” – Congelada sob 80m de gelo durante 50 anos

Quem foi a GLACIER GIRL?

A “Glacier Girl” era um caça-bombardeiro Lockheed P-38 Lightning usado na Segunda Guerra Mundial. Em 1942, durante a Operação Bolero, seis P-38s, incluindo o “Glacier Girl”, se perderam em uma tempestade sobre a Groenlândia. Porém, apenas a Glacier Girl possui uma história interessante pra contar.

O piloto do “Glacier Girl”, Tenente Harry Smith, tentou pousar em uma superfície de gelo nivelada, no entanto, o avião afundou na neve.

A tripulação sobreviveu ao pouso forçado, porém, o gelo os prendeu por vários dias até que alguém os resgatasse.

Após o acidente, eles abandonaram o avião.

COMO ACONTECEU?

O presidente Franklin D. Roosevelt declarou a política “Europe First – Europa Primeiro”, dando início à Operação Bolero como um grande acúmulo e movimento de aeronaves Aliadas para o teatro europeu. Contudo, em 7 de julho de 1942, apenas sete meses após o ataque a Pearl Harbor que lançou os EUA na guerra, iniciou-se essa fase histórica.

O aspecto mais audacioso da Operação Bolero foi o voo transatlântico em etapas, reabastecendo em Labrador, Groenlândia e Islândia. Durante o voo para a Inglaterra, o esquadrão, agora conhecido como “Esquadrão Perdido”, acabou na calota de gelo da Groenlândia.

Voando sobre o gelo a 12 mil pés, o esquadrão enfrentou nuvens densas e temperaturas congelantes. Com gelo nas asas e dificuldade para manter contato com o B-17, decidiram retornar para a base na Groenlândia.

Depois de 90 minutos, avistaram a costa leste, no entanto, desorientados, perceberam que estavam a duas horas de distância da base.

Com o combustível acabando, McManus foi o primeiro a pousar no gelo. Depois de um pouso forçado, todos sobreviveram, aguardando o resgate. Após três dias, uma aeronave os avistou e lançou suprimentos por paraquedas. Uma equipe de resgate guiou-os por 17 milhas (aprox. 27 km) de crevasses até a costa, onde um navio Ice-Breaker (Quebra Gelos) da Guarda Costeira os resgataram. Assim, finalmente, eles retornaram aos EUA para novas atribuições.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.