Energia Verde na Groelândia pode salvar a Europa

Energia Verde e Crise Energética

Um novo processo de mineração de minerais críticos, essenciais para infraestrutura de energia verde, na Groelândia está numa fase inicial. Isso aponta o país para um futuro promissor e com relevante crescimento econômico.

A presidente da Comissão Europeia – Ursula von der Leyen – disse que a Groelândia possui cerca de 25 das 34 matérias-primas. Essas matérias-primas são consideradas estratégicas e críticas importantes para a questão energética da Europa, pois viabiliza a utilização de energia verde.

Em 2023, A Comissão Europeia e a Groelândia assinaram um acordo de parceria para a mineração. Com o compromisso de trazer parcerias, conhecimento e criaria valor localmente para os groenlandeses.  

Mas o extrativismo não é tão fácil assim. Pelo menos 80% dos minerais de que o mundo necessita para infraestrutura de energia verde estão cobertos pela calota polar ou pelos glaciares. Será um grande desafio para as empresas mineradoras conseguirem fazer negócios na Groelândia.

Fatos Históricos da Groelândia

A Groelândia tornou-se uma colônia da Dinamarca em 1721, um condado dinamarquês em 1953 tornou-se um governo autônomo em 1979. Apesar de ainda estar ligada à Dinamarca por um forte traço histórico, a Groelândia começou a se autogovernar apenas em 2009. Tornou-se membro da UE em 1973, embora tenha saído em 1985, após um referendo anos antes.

Esse desejo de independência nunca foi tão forte, mas sabem que para isso, é necessário fazer algumas reformas. Sendo elas:

  • A construção de infraestrutura da ilha
  • Criar um modelo econômico baseado no risco de investimento privado – já que 54% do PIB da Groelândia provém de subvenções da Dinamarca e UE
  • E melhorar o sistema educacional, onde metade da população tem apenas o ensino médio.

Energia Verde também estimula o Turismo na Groelândia

Com toda essa questão da produção de energia verde na Groelândia, o turismo local tem grande potencial para se tornar um novo pilar econômico. Uma prova disso é a construção de um aeroporto internacional com duas pistas de operação em Nuuk que ficará pronto nos próximos anos.

Hoje, os turistas chegam em navios de cruzeiro de férias e aventuras. Atividades como Hiking (caminhada), passeios em barcos turísticos, trenó puxado por cães e pernoite na calota polar são os mais procurados. Perdendo apenas para os apaixonados por Aurora Boreal.

Você também pode gostar:

Fonte: Artic Business Journal

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.