A Dinamarca continuou a reforçar o seu foco na segurança do Ártico e do Atlântico Norte este mês com o anúncio de cinco novos cargos de adido de defesa, incluindo um no Canadá.
O Ministério da Defesa da Dinamarca disse que há interesses comuns de Ottawa e Copenhague em lugares como o Ártico. Contudo, o Canadá também é uma escolha natural para estar entre os cinco primeiros novos cargos anunciados.
“O Ártico e o Atlântico Norte são uma região vasta e a responsabilidade não pode ser assumida por uma nação apenas”. Disse o Ministério da Defesa da Dinamarca ao Eye on the Arctic num comentário enviado por e-mail.
“O Reino da Dinamarca dará prioridade ao envolvimento com parceiros que partilham o objetivo de manter o Ártico como uma região segura e de baixa tensão.”
Além dos interesses comuns do Norte, a liderança do Canadá no grupo de combate da OTAN na Letônia, sublinha a importância de colocar uma das novas posições em Ottawa. Além disso, o Ministério da Defesa reforça que foi onde a Dinamarca já contribuiu com batalhões anteriormente e o fará novamente este ano.
“Enquanto aliados próximos na OTAN, a Dinamarca e o Canadá partilham interesses de segurança mútuos. Não só no Ártico e no Atlântico Norte, mas também na dissuasão e defesa dos Estados Bálticos, onde cooperamos estreitamente na Letônia”, afirmou o ministério.
A Dinamarca revelou inicialmente planos para cinco novos cargos de adido de defesa como parte do seu primeiro acordo parcial de defesa no âmbito do Acordo de Defesa Dinamarquês 2024-2033. Contudo, disseram que havia uma necessidade de reforçar a presença dinamarquesa em regiões geográficas críticas no meio de mudanças na dinâmica de segurança global.
Os adidos de defesa são representantes diretos do Ministério da Defesa e das Forças Armadas da Dinamarca e estão estacionados nas embaixadas dinamarquesas em todo o mundo. Porém, são acionados apenas quando necessário.
Importância da Segurança Euro-Atlântica
Atuam também como elos entre a Dinamarca e o sector da defesa e informam às autoridades dinamarquesas sobre a evolução da política militar e de defesa no país onde estão destacados.
Além de Ottawa, os demais cargos recém-criados ficarão em Oslo. Um novo adido assistente de defesa na Missão Permanente da Dinamarca junto à ONU em Nova York. Contudo, contam ainda com dois conselheiros assistentes de defesa extras na Representação Permanente da Dinamarca na OTAN.
“As principais tarefas da Defesa Dinamarquesa no Ártico são fazer cumprir a soberania do Reino da Dinamarca. Além disso, é necessário defender os interesses do Reino e contribuir para a dissuasão e defesa da área euro-atlântica”, afirmou o ministério.
“Fazemos isto em estreita cooperação com as Ilhas Faroé e a Groelândia e, como sempre, no âmbito da OTAN.”
Espera-se que todos os cinco novos cargos de defesa sejam preenchidos antes do final do ano. Porém, não é uma tarefa fácil, apesar do senso de urgência que existe nos diálogos.
O ministério disse que está atualmente finalizando os detalhes da nova função de adido de defesa em Ottawa, incluindo responsabilidades específicas do Canadá.
Você também pode gostar:
- URSO GROLAR: Um Urso Híbrido em Ascensão
- Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra
- Pai e Filho sofrem Ataque de Urso Pardo no Alasca
- Naufrágios da “Batalha Esquecida” da Segunda Guerra Descobertos no Alasca
- Submarino Desaparece Misteriosamente na Antártida