Veja algumas curiosidades que vai fazer você amar ainda mais a Noruega.
Noruega é um país escandinavo conhecido por suas paisagens deslumbrantes, rica história e tradições únicas. Aqui estão algumas curiosidades divertidas sobre a Noruega para explorar melhor a beleza e o fascínio deste país escandinavo.
O túnel rodoviário mais longo do mundo está na Noruega
Com impressionantes 24,5 quilômetros de extensão, o Túnel de Lærdal é o mais longo do mundo. Porém com um custo de 1 bilhão de coroas norueguesas para construir, o túnel conecta as pequenas comunidades de Lærdal e Aurland. Contudo, sua engenharia é admirada em todo o mundo, incorporando características para ajudar a lidar com o estresse mental dos motoristas. A cada 6 quilômetros, há uma caverna para separar as seções da estrada, proporcionando uma visão variada e quebra de rotina. Embora a Noruega n
O Prêmio Nobel da Paz é em Oslo
A capital norueguesa tem sido o orgulhoso local da cerimônia do Prêmio Nobel da Paz todos os anos desde 1901. Enquanto isso, os outros prêmios Nobel são concedidos em Estocolmo, na Suécia. Por que a Noruega para o Prêmio Nobel da Paz? Ainda não se sabe ao certo, mas o Centro Nobel da Paz em Oslo narra a história fascinante do prêmio.
A ilha mais remota do mundo é um território norueguês
Administrada pela Noruega desde 1929, a Ilha Bouvet no Oceano Atlântico Sul é a ilha mais remota do planeta. Localizada a aproximadamente 1.700 km ao norte da costa da Antártica, é uma reserva natural protegida. Embora não haja moradores na ilha, autoridades norueguesas mantêm uma estação meteorológica não tripulada lá.
A Noruega tem uma fronteira terrestre com a Rússia
A fronteira terrestre Noruega-Rússia tem 193 quilômetros de extensão, com apenas um ponto de cruzamento de estrada. A travessia de Storskog na rodovia E105 é a mais ao norte da Europa. Apesar de pequena, é uma fronteira importante inclusive por questões atuais e incertezas com relação às questões da Rússia.
Kirkenes está mais a leste do que toda a Finlândia
A pequena cidade ártica de Kirkenes está tão a leste quanto o Cairo! Porém, a influência russa é forte aqui devido à proximidade da fronteira, tornando o inglês uma terceira língua comum.
A Noruega é o lar de Hell
Sim, isso mesmo! Cerca de mil noruegueses vivem em Hell, uma vila próxima ao aeroporto internacional de Trondheim. Curiosamente, a estação de trem de Hell é uma atração turística em si, com gravuras de renas pré-históricas nas proximidades. Apesar disso, alguns fatos tristes aconteceram nesta cidade, como retratado neste filme.
A Noruega introduziu o sushi de salmão no Japão
Embora o sushi seja uma invenção japonesa, o uso de salmão foi sugerido por uma delegação norueguesa na década de 1980. Isso ajudou a impulsionar as exportações norueguesas de frutos do mar.
A renda e a riqueza de todos os residentes são de conhecimento público
Na Noruega, as declarações fiscais de todos são públicas, incluindo renda anual e riqueza total. Isso torna a evasão fiscal muito mais difícil. Parece exposição demais, mas é uma cultura completamente diferente onde a corrupção é praticamente zero.
O primeiro Secretário-Geral da ONU era norueguês
Trygve Lie serviu como Secretário-Geral das Nações Unidas de 1946 a 1952. A Noruega foi um dos membros fundadores da ONU em 1945. Embora o secretário tenha permanecido por esses anos, a influência da Noruega em eventos da ONU são extremamente importantes até hoje.
Existem duas versões da língua norueguesa
Bokmål é a variante escrita mais comum, enquanto Nynorsk é mais popular em áreas rurais. Contudo, a língua Inglesa também é ensinada na maioria das escolas.
O esqui moderno e antigo foram inventados na Noruega
Sondre Norheim é considerado o pai do esqui moderno. Ele desenvolveu o esqui Telemark no final do século XIX. Apesar de pouco popular aqui no Brasil, este esporte é um dos principais nos países nórdicos.
A Noruega arrasa nas Olimpíadas de Inverno
Apesar de ter pouco mais de 5 milhões de habitantes, a Noruega é a nação mais bem-sucedida da história olímpica de inverno.
A maior manada de renas selvagens da Europa vive aqui
Embora surpreendente, a maior manada de renas selvagens da Europa não vive no Ártico, mas sim na Hardangervidda.
A Noruega tem um vulcão!
Localizado na ilha de Jan Mayen no Mar da Noruega, o vulcão Beerenberg é o único vulcão ativo do país. Embora não ameace diretamente as populações mais próximos.
A Noruega fornece a Londres uma árvore de Natal todo ano
Como agradecimento pela ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, Oslo envia uma árvore de Natal para a Grã-Bretanha todos os anos. Embora a distância seja alta, o fornecimento em grande escala é importante para os ingleses.
A Noruega era neutra durante a Primeira Guerra Mundial
Apesar de declarar neutralidade, a Noruega fez acordos comerciais com a Grã-Bretanha.
Roald Dahl falava norueguês
O escritor de histórias infantis Roald Dahl era filho de pais noruegueses. Porém suas obras foram traduzidas para diversos outros idiomas.
Os locais favoritos de Harry Hole na Noruega são reais
Os lugares apresentados nos livros da série Harry Hole de Jo Nesbø são baseados em locais reais em Oslo. Porém pouco conhecido aqui no Brasil, esta série foi uma febre na Noruega.
A capital da Noruega nem sempre foi chamada Oslo
Fundada em 1040, originalmente chamava-se Ânslo ou Áslo. Em 1624, após um grande incêndio, foi renomeada para Christiania, em homenagem ao rei Cristiano IV.
Você também pode gostar:
- URSO GROLAR: Um Urso Híbrido em Ascensão
- Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra
- Pai e Filho sofrem Ataque de Urso Pardo no Alasca
- Naufrágios da “Batalha Esquecida” da Segunda Guerra Descobertos no Alasca
- Submarino Desaparece Misteriosamente na Antártida