Já pensou em migrar para Finlândia?
Não é de hoje que a procura por países nórdicos tem aumentado consideravelmente. Países como a Noruega e a Suíça também estão no topo dessa lista. Por isso que migrar para a Finlândia
A Finlândia é um país que tem como cultura uma boa conexão com a natureza. Esportes como esqui, hiking, camping e inclusive observar as tão desejadas Auroras Boreais, são práticas comuns para os finlandeses.
É o país mais feliz do mundo – WHR2024 – conquistando este título pela 7a vez consecutiva. É uma sociedade segura e funcional, com estabilidade econômica e por um estilo de vida de alto padrão. Porém, o motivo desse sucesso vem da baixíssima diferença social.
A Finlândia quer você!
A População Finlandesa está envelhecendo e para manter o desenvolvimento econômico no país eles têm aberto algumas oportunidades que podem realmente mudar a sua vida. Contudo, se você não se identificar com a cultura, estilo de vida ou até mesmo o clima, pode estar cometendo um erro ao migrar para a Finlândia.
Apesar de tantas vantagens, a Finlândia é um país caro para se viver. Porém, os salários são bem equilibrados e fazer conta nessas horas é mais do que necessário.
Pesquise bastante o local para onde você deseja migrar para a Finlândia. Faça um levantamento da média de custo de aluguel, internet, transporte, alimentação e todos os custos variáveis. Assim, você poderá ver realmente se a conta fecha para você.
Como encontrar trabalho?
Além do método tradicional de buscar empregos, existem também outros métodos efetivos como: Procurar no LinkedIn FinlandWorks, o site ‘Work In Finland’ e ‘European Employment Services’. Estas maneiras podem te auxiliar nessa busca pelo emprego ideal.
A questão do idioma pode ser uma barreira no início, mas tanto os empregadores, como algumas autoridades locais, oferecem cursos de idioma finlandês a baixo custo ou até mesmo gratuitamente. Porém, você terá que se esforçar e mostrar interesse genuíno em aprender e se desenvolver. Mesmo porque, em alguns casos, o domínio do idioma é obrigatório.
Áreas Profissionais mais Requisitadas
Tecnologia da Informação (IT): Desenvolvedores de software, engenheiros de sistemas, analistas de dados e especialistas em segurança cibernética.
Engenharia: Engenharia Civil, Mecânica, de Softwares são frequentemente demandadas.
Profissionais da Saúde: Com o envelhecimento da população, a necessidades por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e cuidadores de idosos vem aumentando.
Educação e Pesquisa: Como todo país de primeiro mundo, a Finlândia também valoriza a educação e investe muito dinheiro em pesquisas. Portanto, professores, pesquisadores e acadêmicos estrangeiros são bem-vindos em universidades finlandesas e instituições de pesquisa.
Setor de Serviços: Todo país em desenvolvimento tem necessidade contínua de profissionais em setores como turismo, hotelaria, restaurantes e serviços de atendimento ao cliente, especialmente em áreas urbanas e turísticas.
Construção: Devido ao crescimento econômico e a demanda por novos projetos de construção e infraestrutura, há oportunidades para trabalhadores da construção civil, como pedreiros, carpinteiros, eletricistas e encanadores.
Agricultura e Silvicultura: Em regiões rurais, há uma demanda por trabalhadores na agricultura, silvicultura e produção de alimentos, especialmente durante as épocas de colheita.
Quais passos você deve seguir para migrar para a Finlândia:
- Procura pelo emprego perfeito: Utilize as técnicas que mencionamos acima. WorkInFinland, FinlandWorks, European Employment Services.
- Licenças: Saiba quais são as licenças exigidas para você trabalhar na Finlândia. Serviço de Imigração Finlandês.
- Qualificação Profissional: Fazer o reconhecimento das suas qualificações pelas autoridades finlandesas. A Agência Nacional de Educação vai te orientar nesse processo. Também serve para profissões regulamentadas.
- Moradia e Conta Bancária: Alguns métodos mais tradicionais pode ajudar nesse momento, mas caso você não tenha fluência no idioma, o site Info Finland pode ser a solução. Porém, provavelmente você terá que apresentar documentações de Seguro Social, inclusive para abrir conta bancária onde o empregador vai te auxiliar nesse processo.
- Animais: Para saber se você pode levar o seu animal de estimação, ou qualquer outro item importante para você, consulte o site da Alfândega Finlandesa.
- Carteira de Habilitação: Para isso, é necessário consultar as autoridades como a Polícia ou a administração de Veículos.
- Impostos: Jamais se esqueça das suas responsabilidades como imigrante. Existe um órgão que pode fornecer as informações necessárias sobre essa questão que é a Adminstração Tributária. Outras informações podem ser úteis nesse processo: Entenda os impostos que podem fazer as pessoas felizes.
- Educação: Não é um conselho, é um pedido. Jamais pare de estudar. Além de abrir portas para um futuro melhor, o estudo em países como a Finlândia é muito bem-visto e vai te abrir oportunidades incríveis. Cursos superiores é um grande passo para começar, e cursos online e de idioma te ajudarão a continuar no processo de evolução do imigrante.
Hora de partir
Talvez você já esteja nessa etapa e o mais importante é você ter em mente que uma porta se abriu e você está iniciando um novo processo. Não é o fim, mas sim um novo começo, portanto, não se acomode.
É tentador, ainda mais para nós brasileiros que temos que nos esforças muito para termos pouco, nos acostumar com um alto padrão de vida, mas nada é de graça. Então, saiba que você não pode parar.
Ter consciência de que nem tudo são flores vai te ajudar nesse momento que você está renunciando a família, amigos e sua vida aqui no Brasil por uma nova vida no país mais feliz do mundo. Não vai ser fácil, mas valerá muito a pena!
Se você não tem certeza sobre a Finlândia, acompanhe a Artikus para se manter informado sobre tudo o que acontece no Ártico e na Antártica.
Se você conhece a Finlândia, deixe aqui seu comentário sobre suas experiências nesse país.
Você também pode gostar:
- URSO GROLAR: Um Urso Híbrido em Ascensão
- Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra
- Pai e Filho sofrem Ataque de Urso Pardo no Alasca
- Naufrágios da “Batalha Esquecida” da Segunda Guerra Descobertos no Alasca
- Submarino Desaparece Misteriosamente na Antártida