AURORA BOREAL: A Origem. Impressionante!

Como acontece as Aurora Boreal?

Aurora Boreal – também conhecida como “Northern Lights”, luzes do norte – é um dos fenômenos da natureza mais incríveis e admirados por todos. É abundante nas regiões polares, porém não são tão fáceis de presenciar, pois nunca sabemos onde elas vão aparecer. 

Desde o início da humanidade, a Aurora Boreal tem grande significado para o povo nativo do Ártico. Porém, não são apenas eles quem têm grande admiração por elas. 

A Aurora Boreal sempre inspirou o folclore, a imaginação e as crenças em diversas culturas. Acreditavam que eram manifestações divinas, mas, hoje temos muitas informações sobre elas e é objeto de muitas pesquisas por cientistas, entusiastas e caçadores de Auroras Boreais.

artikus aurora boreal

Atualmente, existem até empresas que vendem pacotes turísticos para essa finalidade e a procura por esse tipo de passeio vem só aumentando nos últimos anos. 

Para entendermos de fato como isso ocorre, precisamos entender as variáveis existentes para que a aurora aconteça. A atmosfera é bem complexa, contudo, de modo simplista, em determinada composição e em combinação com os ventos solares as auroras se formam.

A temporada aurora está em andamento

Hoje, devido o aumento das tempestades geomagnéticas, um grande fluxo de partículas de prótons e elétrons alcançam o campo magnético da Terra que as direcionam para os polos. Ao interagir com outros gases como o oxigênio e o nitrogênio, ocorre uma liberação de energia em forma de luz.

artikus aurora boreal

As luzes são predominantemente verdes e algumas vezes vermelhas, devido ao oxigênio. Porém, a ação do nitrogênio faz com que luzes azuis e roxas também se formem. 

Onde é possível ver as Auroras?

Em todo círculo polar Ártico. Todavia, existem também esses mesmos fenômenos no círculo polar Antártico, porém quando ocorrem no hemisfério sul do planeta, recebem o nome de Aurora Austral.

Aurora Boreal emite som?

Povos nativos e até mesmo alguns observadores, afirmaram escutar alguns sons como sussurros e até mesmo um estalo abafado. Contudo, expedições realizadas por cientistas não conseguiram chegar a uma conclusão.

Com o passar do tempo, um astrônomo canadense chamado Clarence Chant, chegou a conclusão de que os movimentos das Auroras induziriam mudanças na eletrificação atmosfera. Isso criaria alguns sons próximos ao solo como se fossem eletricidade estática. Contudo, outras teorias se apresentaram nessa mesma direção, mas concluíram que esses sons seriam inaudíveis aos humanos.

A abordagem científica mais difundida é que essas teorias não parecem possíveis, uma vez que o som não viaja na mesma velocidade que a luz. 

artikus aurora boreal

As auroras ocorrem a cerca de 100 km de altitude – considerando o nível do mar – e com essa distância levaria tanto tempo para o som chegar até aqui que mal seria possível relacionarmos um evento ao outro. Contudo, cientistas ainda estudam essa possibilidade e gravações de áudio das auroras seguem sendo pesquisadas.

Você já viu a Aurora Boreal? Escutou algum som diferente? Divida com a gente essa experiência.

NASA Courtesy

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.