Aeronaves mais usadas do Ártico
Como todos nós sabemos, as regiões do Ártico e da Antártica não são lugares para amadores. É um lugar inóspito, hostil, com clima extremo e com uma topografia que dificulta muito a logística. Contudo, podemos contar com algumas soluções incríveis como essas aeronaves.
Existe uma grande frota de caminhões circulando por esses locais, porém a utilização de aeronaves é imprescindível para o transporte de carga, passageiros, resgate e missões de monitoramento.
Enfim, vamos conhecer as 10 aeronaves mais usadas no Ártico?
1. Lockheed C-130 Hércules
Talvez o Hércules, seja uma das aeronaves mais populares no que diz respeito a missões militares, resgate e ajuda humanitária. É uma aeronave versátil, requer relativamente pouca de pista para operar devido à grande área de asa. Capacidade de carga inigualável e facilidade de transporte.
Apresenta grandes vantagens para determinadas missões, porém sua utilização acaba sendo bem específica e comumente voltada para questões militares.
2. Boeing C-17 Globemaster III
Com início de produção nos anos 80, o Boeing C-17 desempenha um papel fundamental na logística militar, missões humanitárias e envio de tropas em topo o mundo. Possui quatro motores a reação e possui grande capacidade de cruzeiro e alta confiabilidade.
É considerada uma aeronave grande e pesada, porém atualmente uma das aeronaves mais importantes usadas no Ártico.
3. Antonov An-74
O Antonov An-74, substituto do An-72, possui maior autonomia e capacidade. Possui dois motores turbofan e são adequadas para voos de curta e média distâncias. Além de ter melhor desempenho pela sua capacidade para decolagens e aterrissagens em pistas curtas (STOL).
É uma aeronave a jato, todavia sua capacidade de operar em pistas curtas é o grande motivo dessa aeronave fazer tanto sucesso no Ártico.
4. Havilland Canada DHC-6 Twin Otter
Havilland é um clássico bimotor de asa alta, não pressurizado, movido a turbina, com trem de pouso triciclo fixo. Projetado como um veículo robusto de decolagem e pouso curto. É capaz de transportar passageiros e carga para locais remotos, incluindo operações de esqui e aquáticas.
É a aeronave de 19 passageiros mais vendida de todos os tempos, ainda incomparável por sua confiabilidade e versatilidade. Porém, não possui um teto operacional tão grande comparado as aeronaves pressurizadas.
5. Havilland Canada DHC-7 Dash 7
Baseado no design do DHC-6 Twin Otter, o DHC-7 “Dash 7” foi criado como uma aeronave maior, com quatro motores, mais adequada para uso como avião comercial regional.
Esse modelo tem capacidade para no máximo 50 passageiros e é usado tanto por operadoras de companhias aéreas comerciais quanto por militares em todo o mundo.
6. Sikorsky UH-60 Black Hawk
Utilizado em versões modificadas para missões de resgate e transporte.
O famoso helicóptero multifuncional BLACK HAWK, ficou conhecido pelo filme que leva o nome “Black Hawk Down“, serve às forças armadas dos EUA e às forças armadas de outros 34 países em todo o mundo como um helicóptero utilitário resistente e confiável. É uma aeronave extremamente versátil e confiável, porém exclusiva para uso militar.
7. Mil Mi-8
Helicóptero utilizado para transporte e operações de resgate.
O Mi-8 é um helicóptero fabricado na Rússia e frequentemente encontrado operando em ambientes hostis e em destinos remotos, a exemplo do Ártico.
Extremamente útil, pois é capaz de transportar até 4 toneladas de carga em seu compartimento de carga traseiro ou como uma carga içada.
8. Beechcraft King Air
Utilizado em missões de transporte e monitoramento.
É com toda certeza uma das aeronaves de uso civil mais confiável da categoria. Conhecido por ser extremamente segura, o King Air conta com dois motores turboélices é capaz de realizar grandes voos de cruzeiro devido a sua autonomia.
Ao redor do mundo, o King Air foi muito utilizado na aviação executiva, porém tem perdido espaço para alguns jatos com maior velocidade de cruzeiro.
9. Pilatus PC-6 Porter
O Pilatus PC-6 Porter, já com fabricação encerrada em 2019, é de fabricação Suíça, fez história no transporte aéreo do Ártico pelo desempenho excepcional em pistas curtas.
É uma aeronave que possui uma mecânica simples e relativamente barata, isso viabiliza a utilização em operações menores e baixo custo de manutenção. Sabemos que não é para qualquer pessoa ter um avião em casa, porém o Pilatus é extremamente popular.
10. Bombardier Q400
Utilizado em algumas regiões árticas para transporte de passageiros e carga.
A aeronave Q400 da canadense Bomabardier, com opção de 90 assentos, demonstra o potencial de maior lucratividade que este turboélice exclusivo tem a oferecer. Modelos anteriores já apresentavam um excelente custo-benefício, porém o aumento da capacidade de passageiros permite uma redução de 15% no custo dos assentos em comparação com as aeronaves Q400 padrão anterior e proporciona um enorme benefício para as companhias aéreas.
Essa lista é mais uma homenagem aos serviços que essas aeronaves prestaram, do que realmente um dado estatístico, já que para fazer um levantamento dessa natureza, teríamos que separar por categorias e atividades.
Mesmo considerando suas capacidades e aplicações específicas, as empresas adaptam essas aeronaves para lidar com as condições únicas encontradas nesta região remota e desafiadora do planeta.”
Você também pode gostar:
- URSO GROLAR: Um Urso Híbrido em Ascensão
- Supertempestade: Anomalias na Atmosfera da Terra
- Pai e Filho sofrem Ataque de Urso Pardo no Alasca
- Naufrágios da “Batalha Esquecida” da Segunda Guerra Descobertos no Alasca
- Submarino Desaparece Misteriosamente na Antártida