ANTÁRTICA ou ANTÁRTIDA? Qual é o nome certo?

O que é a Antártida?

A Antártida ou Antártica é considerado o continente o mais frio do nosso planeta. Considerado o principal moderador térmico da Terra, controla circulações atmosféricas e oceânicas e tem influência no clima e nas condições de vida em todo o planeta.

Formado por um grande planalto de gelo, este continente detém 70% da água doce do planeta congelada em sua superfície. É a maior camada de gelo do mundo que cobre 95% de todo o continente Antártico. Estudos apontam que a água mais puro da Terra encontra-se na Antártica.

A Antártica tem grande importância para o mundo por ser rica em minérios, ser um grande palco de pesquisas para o meio ambiente e para as condições climáticas globais. Atualmente, como já publicamos aqui, começa a se criar um cenário de disputas por essa região.

Alguns dados da Marinha Brasileira apontam que a Antártica é a região mais isolada do planeta e por isso quase não existe uma variedade expressiva de fauna superior, porém, é uma das mais abundantes comunidades biológicas do mundo.

Segundo a SECOM, o correto é Antártida ao invés de Antártica

Enfim, Antártica ou Antártida? Não sei se você já escutou isso, mas muitos pensam que a resposta correta é Antártida porque o outro é a marca de refrigerante de guaraná. O raciocínio é interessante, mas isso não te aprovaria se fosse uma prova. Óbvio! 


Brincadeiras a parte, segundo o Manual de Comunicação da Secom – Secretaria Especial de Comunicação Social – o entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Mas, muitos gramáticos e dicionários já utilizam antártica como substantivo também.

Então usar o termo Antártica está errado?

Ainda nos baseando pela Secom, é definido que Antártida é a forma padrão para o nome do continente. Porém, em termos práticos, tanto Antártica como Antártida estão corretas.

O termo que eu acredito ser mais fácil para se compreender é Antártica, já que está do lado oposto ao Ártico. Anti (oposto) Ártico.

Você também pode gostar:

Fonte: Senado Federal

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.