Antártica: O Continente onde a paz é obrigatória

Ninguém pode explorar a Antártica

Todos sabemos que o globo terrestre possui 2 polos. Antártica e Ártico

A Antártica é considerada um continente já que tem uma vasta quantidade de terra coberta por gelo em sua grande maioria.

Já o Ártico é considerada uma ilha, pois é composta mais por água do que terra. São feitas de uma fina camada de terra com uma vegetação típica chamada Tundra.

Com o aumento das temperaturas no planeta, os efeitos nessas regiões são diferentes. 

No Ártico há uma conexão fácil com outros países. Estima-se que ele pode abrigar 30% das reservas de gás do planeta e 13% das de petróleo.

artikus artic oil

A Noruega é o país que mais explora petróleo no Ártico, porém ela não é a única e tem muita gente de olho nesse mercado. Veja este Artigo sobre a Groelândia.

Em resumo, o grande problema é que o Ártico é extremamente sensível a poluentes, e um possível derramamento de petróleo seria catastrófico. Porém, esse risco não impede que sejam feitas diversas ações desse tipo por lá.

Também temos que lembrar que as calotas polares são fundamentais para manter o equilíbrio da Terra e qualquer extrativismo pode gerar consequências avassaladoras ao planeta.

Além disso, a fauna, extremamente adaptada ao clima e condições de vida esse local único, não seria capaz de habitar nenhum outro lugar do mundo.

As Diferenças entre os polos

Acredito que o mais importante é que, legalmente, é possível explorar o Ártico. Porém, com as devidas permissões e seguindo legislações oriundas de acordo internacionais.

Contudo, ninguém tem permissão de explorar a Antártica.

Como sabemos, os polos estão em opostas extremidades. No Ártico, por exemplo, na época mais quente do ano, as temperaturas chegam a bater -10 graus C. 

artikus artico urso

Além de ser próximo aos países nórdicos e a América do Norte. O que facilita a movimentação pela região. Contudo, não é de hoje que os humanos estão por lá. Veja aqui, alguns povos originários na Antártica.

Na Antártica, não existem registros de que a vida humana se fez presente a não ser nos últimos tempos. Mesmo porque, a máxima temperatura chega a -30 graus C.

Além de ser o local mais afastado da Terra, é também o mais frio do mundo. Pois fica congelada praticamente o ano todo.

Tratado da Antártica

O continente possui 10% da superfície do planeta. Qualquer interferência nesse local também poderia interferir gravemente no ciclo do planeta.

Mesmo sendo o continente mais frio, mais alto e mais ventoso do planeta, também é rica em recursos marinhos e terrestres. A exemplo de diamante, ouro e petróleo, além de baleias e outras espécies da vida marinha.

No pós guerra – Segunda Guerra Mundial – essas informações rodaram o mundo e o interesse por essa região aumentou. 

artikus assinatura tratado antartica

Porém, para se evitar uma guerra nesse local, países se uniram e fizeram um tratado em 1959 onde é de comum acordo que a Antártica é um local exclusivo para ciência e sem intervenções militares.

Posteriormente, novas iniciativas começaram a proteger a Antártica nas questões climáticas e ambientais. Todavia, existe uma tensão que vem aumentando nos últimos anos. Entenda aqui como alguns países estão driblando as regras desse tratado.

Clima e o Aquecimento Global

Como todo o mundo sofre com problemas climáticos, A Antártica não estaria de fora. A poluição atmosférica é a principal causa do aquecimento global e do buraco na camada de ozônio.

Isso aumenta o nível do mar e refletem em grandes problemas em outros continentes. Além da reação em cadeia para toda fauna e flora. Contudo, países se uniram para discutir sobre esses temas e dispuseram a aderir o tratado da Antártica. 

artikus antartica paz
Imagem de Jack Drafahl por Pixabay

Esse foi o principal motivo que fez as nações concordarem que a Antártica seria um local apenas para pesquisas, permanecendo intacto e mantendo interesses militares longe de lá.

Um grande problemas da Antártica, por ser uma região isolada, é possível fazer pesquisas apenas por seis meses. Já que nos outros 6 meses é um local praticamente impraticável devido às condições climáticas.

O Ártico, sofre tanto quanto a Antártica, pois como já dissemos, seu ecossistema sensível a pequenas alterações ambientais é extremamente preocupante e relevante. Não faltam iniciativas e ideias para tentar salvá-lo antes que seja tarde demais,

Contudo, assim como o povoamento, a exploração de recursos e apropriação do território, até mesmo em razão da proximidade de alguns países e pelas condições um pouco menos extremas, já havia tido seu início ha muito tempo atrás.

Já publicamos aqui sobre os povo nativos, porém eles não são os únicos que querem esse território. 

Atualmente, existe uma disputa pelo Ártico por países como a Suécia, Estados Unidos e até mesmo a Rússia com seu projeto IceBerg. Porém, mesmo sendo grande valia para as nações, isso não é nada perto da riqueza que a Antártica possui e principalmente na questão da astropolítica.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.